Globo transmitiu em SP quase metade dos jogos do Corinthians nos pontos corridos

Globo transmitiu em SP quase metade dos jogos do Corinthians nos pontos corridos

11 de junho de 2019 0 Por Allan Simon

Entre 2003 e 2018, a Rede Globo exibiu para São Paulo quase metade dos jogos disputados pelo Corinthians no Brasileirão. É o que mostra o levantamento feito por este Blog. Até o final da temporada passada, a emissora mostrou 275 partidas do time alvinegro na competição em pontos corridos. O Timão disputou 590 jogos neste período. Portanto, foram 46,61% desse total com exibição na emissora na região metropolitana da capital paulista.

O Corinthians, além de líder isolado do ranking de transmissões, é o time que mais vezes foi campeão brasileiro no período. Foram quatro títulos (2005, 2011, 2015 e 2017). O São Paulo, que levou três vezes o troféu na era dos pontos corridos (2006, 2007 e 2008), foi o segundo lugar em exibições na Globo de São Paulo.

O terceiro lugar fica com o Palmeiras, que foi campeão em 2016 e 2018. O Santos, mesmo disputando todas as edições, ficou muito atrás. Campeão apenas em 2004 no formato de pontos corridos, o Peixe não chegou a 100 jogos exibidos na emissora. Como dois times estiveram na Série B no período deste levantamento (Palmeiras, em 2003 e 2013, e Corinthians, em 2008), o mais justo a ser feito era considerar o percentual de jogos transmitidos dentro do total de partidas realizadas por cada clube.

Assim, o Corinthians teve 275 jogos transmitidos em 590 realizados, ficando com 46,61% de aproveitamento na emissora. O São Paulo, que apareceu 218 vezes na emissora, disputou todos os 628 possíveis na Série A entre 2003 e 2018. Por isso, esteve na Globo SP em 34,71% dos seus jogos.

O Palmeiras, que disputou 544 jogos (além de perder uma edição no formato atual de 20 clubes, quando cada um faz 38 jogos, esteve fora justamente de 2003, quando havia 24 participantes fazendo 46 jogos), teve 145 partidas exibidas na Globo, um aproveitamento de 26,65% do total de duelos realizados na Série A.

O pior aproveitamento é o do Santos. Assim como o São Paulo, o Peixe nunca foi rebaixado no Brasileirão e disputou todas as 628 partidas possíveis, mas esteve na Globo SP em apenas 97 vezes. Houve algumas outras transmissões na TV Tribuna, mas que foram exibidas apenas para a região da Baixada Santista. O levantamento considera apenas a emissora própria da Rede Globo em São Paulo (leia mais sobre isso mais abaixo no texto).

Com isso, o Santos acabou aparecendo na Globo SP em pouco mais de 15% dos jogos realizados no Brasileirão na era dos pontos corridos. Conforme mostraremos em futuros posts, o Peixe só não ficou com este percentual baixo de exibições em TV aberta porque foi “salvo” pelas parcerias que a Globo fez com Record e Band na década passada.

O Raio-X do Brasileirão na TV

Este levantamento foi feito pelo Blog do Allan Simon em parceria com o jornalista Rafael Alaby, do site Torcedores.com. Foram catalogadas 655 partidas transmitidas pela TV Globo no Brasileirão entre 2003 e 2018 em São Paulo, mercado publicitário de enorme peso nas definições de exposição e investimento em mídia. Não estão consideradas as exibições de jogos diferentes nas mesmas datas nas emissoras afiliadas da Globo no estado, pois são transmissões muito regionalizadas que recortam demais o público consumidor.

Para chegar a estes dados, foram consultados os arquivos dos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, do site Papo de Bola, além de informações nos sites da CBF. A checagem dupla para confirmar datas de transmissões exclusivas para São Paulo, ou dias em que a região metropolitana viu outras competições enquanto a rede via o Brasileirão, foi feita também com pesquisas aos arquivos dos jornais O Globo (RJ) e Correio do Povo (RS). Também foram consultados vídeos disponíveis no YouTube que chancelaram as transmissões da Globo nas partidas catalogadas.

Este estudo não tem a intenção de comparar as audiências dos jogos do Brasileirão, pois lidamos com um período muito amplo, entre 2003 e 2018, com profundas mudanças no consumo e nos hábitos do povo brasileiro.