Flamengo já rivaliza com o Santos em número de jogos na Globo SP em 2019

Flamengo já rivaliza com o Santos em número de jogos na Globo SP em 2019

2 de agosto de 2019 0 Por Allan Simon

O Flamengo já apareceu quase tanto quanto o Santos em jogos na Globo SP em 2019. Foram seis partidas exibidas pela emissora nesta temporada, contra sete do Peixe. A conta considera apenas transmissões feitas para a região metropolitana da capital, onde opera uma emissora própria do grupo. Não entram, portanto, jogos veiculados apenas pela TV Tribuna, a afiliada na Baixada Santista.

O Santos só perde para o Corinthians em exibições no Brasileirão até a 12ª rodada. Foram quatro jogos, contra cinco do rival alvinegro, que tradicionalmente lidera o ranking de transmissões da emissora na temporada. O problema é que o Paulistão teve apenas três partidas do Peixe na Globo SP, duas delas contra o Corinthians, e uma outra contra o São Paulo.

Além disso, o time praiano não teve nenhuma transmissão na Copa do Brasil até ser eliminado. E a Copa Sul-Americana, competição na qual a equipe de Jorge Sampaoli caiu logo na primeira fase em dois jogos, não faz parte do cardápio do futebol da Rede Globo em 2019, sendo torneio exclusivo do serviço de streaming DAZN, com alguns jogos em parceria com a RedeTV!. Portanto, na Globo o Santos teve apenas os quatro duelos até aqui exibidos no Brasileirão e os três clássicos do Paulistão. Sete jogos, contra dez do Palmeiras, 14 do São Paulo e 20 do Corinthians em toda a temporada.

Já o Flamengo acabou beneficiado em São Paulo pela obrigação da Globo transmitir a Libertadores para todo o país sem poder ter outra partida simultânea para dividir a rede. Os dois jogos contra o Emelec levaram o total de transmissões do Rubro-Negro no ano para seis até o fim de julho. Antes, o canal paulista tinha mostrado o Flamengo em duas oportunidades na Copa do Brasil contra o Corinthians, e em um jogo contra o São Paulo, no Morumbi, pelo Brasileirão, em maio. Houve ainda um outro confronto diante do Timão, já no dia 21 de julho, pelo Brasileirão.

O Flamengo deve ser de novo uma das atrações da Globo SP no mês de agosto, já que a tabela da Libertadores deixou o duelo brasileiro dos rubro-negros contra o Internacional nas quartas-feiras, dias 21 e 28, no horário das 21h30. De acordo com o UOL Esporte, os dois duelos entre Palmeiras e Grêmio serão exclusivos do Fox Sports nas terças-feiras, 20 e 27.

Se mantido o esquema que rendeu bons números de audiência nos dois jogos contra o Emelec, nas oitavas de final, as partidas da fase seguinte entre Flamengo e Internacional serão transmitidas para todo o Brasil. Com isso, o time carioca pode ultrapassar e até abrir vantagem sobre o Peixe no ranking nos próximos 30 dias, já que há outro jogo previsto com exibição em São Paulo na virada de setembro.

Em agosto, a Globo até pode mostrar um jogo do Santos para São Paulo, mas é difícil. Com as mudanças constantes nas tabelas da CBF, é impossível cravar, mas o cenário atual das exibições da emissora nas próximas semanas é o seguinte:

04/08 – Corinthians x Palmeiras – 19h (Brasileirão)
07/08 – Cruzeiro x Internacional – 21h30 (Copa do Brasil)
11/08 – Palmeiras x Bahia – 16h (Brasileirão)
14/08 – Grêmio x Athletico – 21h30 (Copa do Brasil)
18/08 – São Paulo x Ceará – 16h (Brasileirão)
21/08 – Flamengo x Internacional – 21h30 (Libertadores)
25/08 – Vasco x São Paulo – 16h (Brasileirão)
28/08 – Internacional x Flamengo – 21h30 (Libertadores)
01/09 – Flamengo x Palmeiras – 16h (Brasileirão)

OBS: Não custa nada avisar de novo que esta tabela está quase inteira sujeita a alterações

Ainda resta saber se a Globo vai transmitir para São Paulo os dois duelos da Copa do Brasil nos dias 7 e 14 de agosto. Mas isso não altera a conta que estamos fazendo. Se confirmadas as exibições na praça paulista dos dois duelos entre Flamengo e Internacional pela Libertadores, o Rubro-Negro poderá chegar a oito partidas exibidas no local em 2019.

Salvo alteração, Flamengo x Palmeiras é o jogo da Globo para todo o Brasil no dia 1º de setembro, às 16h, no Maracanã, pelo Brasileirão. Pode ser o nono duelo com a participação do rubro-negro transmitido pela Globo SP na temporada.

O Santos teve alterado o horário de seu jogo contra o Cruzeiro, no dia 18 de agosto, das 11h para as 16h a pedido da Rede Globo. A rodada em questão já tem um São Paulo x Ceará marcado nesse horário há mais de um mês como o jogo da TV aberta, e não foi alterado. Como a mesma data sofreu modificação no jogo Athletico x Atlético-MG, que seria a partida regionalizada pela emissora no Paraná e em Minas e passou das 16h para as 19h, é possível que o duelo entre Raposa e Peixe tenha sido deslocado para substituir a lacuna da Globo Minas, sendo também mostrado pela TV Tribuna na Baixada Santista.

Ou seja, o mês de setembro pode começar com Flamengo tendo dois jogos de vantagem sobre o Santos no ranking de transmissões da Globo em plena região de São Paulo, onde o time santista possui torcida forte que marca presença nos jogos do Pacaembu. Se nada mudar (e, sim, toda hora muda), serão nove jogos do time carioca, contra sete do Alvinegro Praiano na Globo SP.

Em tempo: não fazemos comparação entre as audiências de Santos e Flamengo nos seus jogos na Globo SP por dois simples motivos. O primeiro é que os duelos deles contra Corinthians e São Paulo podem ter influência das torcidas dos adversários, foram disputados em competições diferentes, circunstâncias distintas e não se igualam em análises. O segundo é que os jogos do Flamengo contra o Emelec não são comparáveis aos duelos do Santos contra times de fora do estado de São Paulo porque, além do que já citamos no primeiro motivo, foram realizados em dias diferentes da semana. O Rubro-Negro jogou em quartas-feiras às 21h30, enquanto o Peixe fez esses duelos em domingos às 16h, faixa normalmente com audiência menor do que o meio de semana no período noturno.

Em tempo 2: se confirmado o calendário de transmissões da Globo previsto até o fechamento desta reportagem, sem divisão de rede para exibição de outras atrações nas datas da Copa do Brasil, o time com maior número de jogos exibidos na emissora em São Paulo durante o mês de agosto será o Internacional, com três duelos. Como Flamengo x Palmeiras já acontece no mês de setembro, essa partida não conta para esta observação. A chance de exibição dos duelos da Copa do Brasil é grande, já que a Globo teve a chance de programar Corinthians x Goiás, jogo atrasado do Brasileirão, para o dia 7 de agosto às 21h30 e transmitir em SP, mas o deixou exclusivo no Premiere às 19h15. 

LEIA MAIS