Ícone do site Blog do Allan Simon

Brasileirão: saiba quais são as torcidas mais “forçadas” a comprar PPV

Premiere, o canal PPV do Grupo Globo que exibe o Brasileirão - MP do Futebol atrapalha?

Premiere, o canal PPV do Grupo Globo que exibe o Brasileirão - MP do Futebol atrapalha?

Depois de 27 rodadas disputadas, o Brasileirão teve até agora 134 jogos totalmente exclusivos do Premiere. Isso é praticamente a metade dos 270 duelos já realizados na competição em 2019. Mas a distribuição desses duelos não é igualitária entre as torcidas. Algumas são mais forçadas que as outras a comprar um pacote de pay-per-view para ver mais jogos de seus clubes.

Levantamento feito pelo Blog do Allan Simon mostra que Flamengo, Fortaleza e Corinthians são os times que ficaram mais vezes exclusivos do Premiere até agora no Brasileirão 2019. O Rubro-Negro teve 19 partidas, enquanto Timão e Leão do Pici ficaram em 18 oportunidades restritos ao pay-per-view. Na sequência, aparecem Grêmio, Bahia e São Paulo, com 17 partidas. Internacional, com 16, Chapecoense, Ceará e Fluminense, com 15 cada, fecham o top-10.

Considerando que o torcedor do Athletico Paranaense não precisa comprar pay-per-view este ano, pois seu clube sequer vendeu os direitos de transmissão nesta mídia, os times que ficaram menos vezes exclusivos do Premiere são Goiás, CSA (nove jogos cada um), Avaí (dez partidas), Atlético-MG (11) e Palmeiras (12).

Vale lembrar que o Verdão só assinou contrato em PPV após cinco rodadas disputadas, e um duelo justamente contra o Galo acabou ficando no “escuro”, sem transmissão alguma ao vivo. O time alagoano também foi prejudicado por isso em uma partida contra o Palmeiras e em outra contra o Athletico. Também o Atlético-MG ficou sem exibição de um jogo diante do Furacão.

Veja o ranking com o número de jogos exclusivos no Premiere até agora no Brasileirão:

Posição TIME JOGOS
1 FLAMENGO 19
2 FORTALEZA 18
2 CORINTHIANS 18
4 GRÊMIO 17
4 BAHIA 17
4 SÃO PAULO 17
7 INTERNACIONAL 16
8 CHAPECOENSE 15
8 CEARÁ 15
8 FLUMINENSE 15
11 CRUZEIRO 14
11 VASCO 14
13 BOTAFOGO 13
13 SANTOS 13
15 PALMEIRAS 12
16 ATLÉTICO-MG 11
17 AVAÍ 10
18 CSA 9
18 GOIÁS 9

No entanto, é preciso fazer um outro recorte também. Os jogos exclusivos considerados acima são os que não tiveram realmente nenhuma outra transmissão simultânea, seja por TV paga, ou TV aberta. Mas quase todas as partidas transmitidas por SporTV e TNT na TV por assinatura possuem o bloqueio de praça para os locais onde os duelos são realizados, e isso influencia na contagem do torcedor que mora no mesmo estado do time de coração.

Corinthians e Flamengo, por exemplo, sequer apareceram até agora no SporTV, mas o Grêmio teve sete jogos no canal da Globosat, e três deles foram realizados no Rio Grande do Sul, impedindo o gremista que mora em solo gaúcho de ver pela TV por assinatura, sendo obrigado a recorrer ao PPV.

A conta a seguir inclui a quantidade de partidas bloqueadas pela TV paga para as regiões onde aconteceram. Nesse cenário, os torcedores mais dependentes do PPV passam a ser os do Fortaleza, Grêmio e Bahia, com 20 partidas cada. Na sequência, aparecem Flamengo, São Paulo, Chapecoense e Ceará, com 19. Os menos dependentes passam a ser Palmeiras (12), Goiás (14), Santos (14), Atlético-MG (15) e Vasco (15).

Veja a quantidade de jogos exclusivos no Premiere para quem mora no estado do clube de coração:

FORTALEZA 20
GRÊMIO 20
BAHIA 20
FLAMENGO 19
SÃO PAULO 19
CHAPECOENSE 19
CEARÁ 19
CORINTHIANS 18
INTERNACIONAL 17
FLUMINENSE 17
BOTAFOGO 17
AVAÍ 17
CRUZEIRO 16
CSA 16
VASCO 15
ATLÉTICO-MG 15
SANTOS 14
GOIÁS 14
PALMEIRAS 12

LEIA MAIS
– Globo muda estratégia e para de escolher jogos da TNT para transmitir 
– Tabela do Brasileirão coloca mais três clássicos paulistas exclusivos no PPV

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Twitter: https://twitter.com/allansimon91

Facebook: https://www.facebook.com/jornalista.allansimon/

Sair da versão mobile