Raio-X: todos os detalhes das audiências do futebol na Globo RJ em 2019

Raio-X: todos os detalhes das audiências do futebol na Globo RJ em 2019

6 de fevereiro de 2020 0 Por Allan Simon

Depois de mostrar todos os detalhes da temporada 2019 na Globo SP, o Blog do Allan Simon traz agora a análise completa feita a partir de um levantamento realizado com as audiências do futebol na Globo RJ, valendo apenas duelos entre clubes exibidos pelo canal em sua emissora própria na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Este especial apresenta os índices dos 81 jogos transmitidos, as médias de audiência no Ibope e a quantidade de partidas exibidas por clube e competição.

Todos os dados utilizados nesta reportagem foram divulgados pela TV Globo durante o ano de 2019 e compilados em parceria com o jornalista Rafael Alaby, do Torcedores, que já publicou no fim do ano passado a informação de que o Flamengo conquistou todas as 10 maiores audiências da temporada na emissora.

Nosso especial comprovou que a situação foi além. O time rubro-negro teve nada menos que as 25 maiores performances de audiência na Globo RJ em 2019, um ano que ficou marcado pelas conquistas dos títulos do Campeonato Carioca, da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, além da participação com o vice-campeonato no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro.

A partir deste momento, o Blog do Allan Simon apresenta um guia com tudo o que você precisa saber para ficar por dentro do que foi a temporada 2019 em números de audiência na Globo RJ com as transmissões do Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Libertadores, Campeonato Brasileiro, Mundial de Clubes e, veja só, até com um jogo do Paulistão.

– Quantos jogos teve cada clube na Globo RJ em 2019?

Se em São Paulo houve certo equilíbrio no topo do ranking, no Rio de Janeiro a liderança foi disparada do Flamengo. O time perdeu espaço na Globo durante o Brasileirão, é verdade, sendo mais relegado ao PPV. Mas ainda foi quem mais teve jogos na competição, e disparou sendo exibido 11 vezes na Libertadores, oito no Carioca, quatro na Copa do Brasil e duas no Mundial de Clubes. Liderou a tabela com 36 transmissões.

O segundo colocado foi o Vasco. A equipe cruzmaltina apareceu também em oito oportunidades no Carioca, três na Copa do Brasil e 10 no Brasileirão. Como não disputou outras competições transmitidas pela Globo, acabou finalizando a temporada com 21 partidas na emissora para o público do Rio.

A terceira posição ficou com o Fluminense. Foram cinco duelos no Estadual, dois na Copa do Brasil e nove no Brasileirão, totalizando 16 jogos. O que chama atenção é que a quarta colocação não foi do Botafogo.

O Athletico Paranaense, que protagonizou mata-mata com o Flamengo na Copa do Brasil e foi bastante exibido no Brasileirão pela Globo por não ter contrato assinado com o Premiere, também foi impulsionado pela campanha no título da Copa do Brasil. Seus mata-matas transmitidos sem a presença de cariocas nas duas fases finais ajudaram a somar 11 transmissões para os cariocas em 2019.

O Botafogo, além de perder em exposição no seu estado para um time de fora, ainda passou o Campeonato Carioca inteiro sem jogos transmitidos na Globo RJ. Na Copa do Brasil, o Fogão teve apenas um. Os nove duelos do Brasileirão ajudaram a levantar o time a ponto de alcançar o mínimo de dez partidas para aparecer neste levantamento.

Flamengo foi líder e Athletico teve mais jogos que o Botafogo na Globo RJ em 2019

Flamengo foi líder e Athletico teve mais jogos que o Botafogo na Globo RJ em 2019

– Qual time deu mais audiência para a Globo RJ em 2019?

Disparadamente o Flamengo. Além de seu potencial com a maior torcida do país, o clube viveu uma verdadeira lua de mel com a massa rubro-negra na temporada 2019. Foram três títulos importantes em um mesmo ano. O resultado não poderia ser diferente: média de 34,2 pontos de audiência no Ibope.

O domínio do Flamengo na Globo RJ em 2019 foi tão grande, que a média geral do futebol de clubes na emissora, que foi de 27,3 pontos na temporada, cairia para 21,8 se considerássemos apenas os outros jogos. Claro que aí entram questões como o time flamenguista ter sido um dos maiores vencedores de um mesmo ano, disputou decisões em quatro campeonatos, etc. Mas são dados que o clube certamente usará em sua recente batalha contra a emissora, que não pode transmitir jogos do Rubro-Negro no Carioca em 2020.

A segunda colocação foi do Athletico Paranaense, com 26,3 pontos. Fazemos uma ressalva importante: o time foi “puxado” pelo Flamengo em algumas ocasiões, como o mata-mata entre ambos na Copa do Brasil. Porém, isso não tira o mérito do Furacão, que teria 22,7 pontos sem contar os duelos de rubro-negros. A média athleticana nos três jogos da Copa do Brasil sem cariocas no RJ foi de 25,6 pontos.

O Vasco, que foi o segundo carioca no ranking, teve 25,4 pontos, ou seja, praticamente nove a menos que o rival rubro-negro. Mas o time da Colina, tem motivos para comemorar o seu resultado em uma temporada sem títulos e de reconstrução, na qual era cotado na briga contra o rebaixamento, mas acabou conseguindo uma vaga na Copa Sul-Americana.

O cruzmaltino teve três pontos a mais que o Fluminense, e cinco de vantagem sobre o Botafogo. A diferença entre os grandes cariocas chama muito a atenção. O Flamengo tem 13,7 pontos a mais que o time botafoguense na média do Ibope. Poderia ser normal em uma temporada na qual um ganhou tudo e o outro ficou próximo à zona do rebaixamento no Brasileiro.

Mas os três pontos que separam Vasco e Fluminense, os quase cinco entre vascaínos e o Botafogo, e os quase dois entre tricolores e o Fogão impressionam. Em São Paulo, apenas quatro pontos separam Corinthians e Santos, líder e “lanterna” entre os grandes. O São Paulo, segundo colocado, teve apenas 0,7 ponto a mais que o Palmeiras, que, por sua vez, foi só 0,1 ponto melhor que o time santista.

Flamengo abriu quase 14 pontos de vantagem sobre o Botafogo na Globo RJ em 2019

Flamengo abriu quase 14 pontos de vantagem sobre o Botafogo na Globo RJ em 2019

– Qual foi o campeonato com melhor média de audiência em 2019?

A competição com maior média de audiência na Globo RJ em 2019 no Ibope foi a Libertadores da América. Puxado pelo Flamengo, que teve 11 jogos transmitidos e foi campeão na nova final única contra o River Plate, o torneio rendeu média de quase 40 pontos durante a temporada. Falamos mais sobre a competição no próximo tópico.

Assim como aconteceu em São Paulo, o Mundial de Clubes também não conseguiu ter média maior que a Libertadores, mesmo tendo apenas dois jogos e o Flamengo como atrativo para os cariocas. A média foi pouco mais de dois pontos menor, ficando em 37,5, contra 39,8 da competição continental.

Carioca e Copa do Brasil empataram em tudo: cada competição teve 15 jogos exibidos e 26 pontos de média. O Brasileirão, outro torneio vencido pelo Flamengo, teve 25,5 pontos em 37 partidas transmitidas (uma das rodadas, no fim de semana de preparação do Brasil para a Copa América, não teve transmissão para os cariocas).

Em fevereiro do ano passado, por causa da tragédia que matou dez pessoas em um incêndio no alojamento das categorias de base no Ninho do Urubu, a semifinal do Carioca foi adiada, forçando a Globo a mostrar um jogo do Paulistão. Registramos aqui a média e falamos mais sobre esse jogo depois.

Libertadores e Mundial de Clubes dominaram audiências na Globo RJ em 2019

Libertadores e Mundial de Clubes dominaram audiências na Globo RJ em 2019

Projeção: Quanto cada time ganhou com televisão no Brasileirão 2019 

– Quais foram os jogos de melhor e pior audiência na Globo RJ em 2019?

A Libertadores foi a grande líder de audiência entre os jogos transmitidos pela Globo RJ na temporada 2019, teve como atração a final única entre Flamengo e River Plate, mas a definição do título não ficou com o recorde de Ibope no ranking anual.

O duelo decisivo marcou 47 pontos. Até por ser em um sábado à tarde, quando as pessoas tendem a se reunir para assistir em locais públicos ou eventos de amigos e familiares, a pontuação foi menor que a volta da semifinal da competição continental, quando o Flamengo fez 5 a 0 no Grêmio e rendeu 52 pontos no Ibope. A semi foi vista em 70% dos televisores ligados no momento do jogo. A decisão atingiu 78% dos aparelhos em uso naquele sábado.

Também com 47 pontos, mas share bem menor, de 65%, apareceu bem no ranking a ida da semifinal, quando o Flamengo pressionou, fez gols que acabaram anulados, mas saiu com um empate em 1 a 1 diante do Grêmio em Porto Alegre.

Já o pior jogo entre clubes transmitido pela Globo RJ na temporada 2019 em audiência acabou sendo Novorizontino 1 x 0 Corinthians. Além de ser uma partida de outro estadual, com muito menos interesse ao torcedor carioca, o duelo ocorreu em um fim de semana de comoção e dor para os fãs de futebol, especialmente no Rio de Janeiro. Essa transmissão só aconteceu porque as semifinais da Taça Guanabara foram adiadas por causa do incêndio no Ninho do Urubu, que causou a morte de dez pessoas.

Em condições mais “normais”, a pior audiência do ano veio em Botafogo 1 x 1 Ceará, na última rodada do Brasileirão. O time carioca já estava livre do rebaixamento, e a partida interessava basicamente aos torcedores da equipe cearense e do seu adversário direto na briga contra a Série B, que era o Cruzeiro. Apenas 32% dos televisores ligados no RJ naquele momento estavam sintonizados na definição que levou a Raposa à segunda divisão pela primeira vez na história.

– Brasileirão: Como o dinheiro da TV foi distribuído entre os fundadores do C13 desde 2001

– Qual foi o ranking completo das audiências na Globo RJ em 2019?

Confira nas imagens abaixo a classificação completa dos 81 jogos transmitidos.

O critério para as posições foi:

– Pontos de audiência
– Havendo empate, percentual de share
– Persistindo o empate, o jogo que aconteceu primeiro fica na frente

– Brasileirão: Linha do tempo mostra evolução do ranking de transmissões da TV aberta em SP

– Vale lembrar:

Este levantamento considerou apenas jogos transmitidos pela TV Globo em sua emissora própria na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Cada ponto no Ibope em 2019 representou 46.175 domicílios com TV, ou 118.440 pessoas.

CONHEÇA NOSSO NOVO CANAL NO YOUTUBE

LEIA MAIS
– Copa do Brasil: 7 coisas que você precisa saber sobre o torneio
– 1ª Supercopa do Brasil usou jogos da Libertadores. E se tivesse continuado?
– Supercopa do Brasil: última edição teve Corinthians campeão com menos de 3 mil
– Brasileirão: 1ª grande guerra por direitos de TV envolveu quatro emissoras há 25 anos
– Globo chegou a anunciar criação de canal chamado “ESPN Fox Sports” há 20 anos

– Globo: Diferença entre rivais de SP no Ibope cai no Brasileirão 2019; veja os números 

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Twitter

Facebook