Ícone do site Blog do Allan Simon

Tem VAR na Libertadores 2020? Saiba como vai funcionar a arbitragem de vídeo

VAR na Libertadores 2020 não será visto ainda na primeira fase

VAR na Libertadores 2020 não será visto ainda na primeira fase

Uma das perguntas mais feitas pelos torcedores na primeira rodada da fase de grupos, realizada nesta semana, foi: “Tem VAR na Libertadores 2020”? Essa dúvida que levou diversos fãs de futebol a pesquisar o regulamento da competição sul-americana entra agora na seção “Porquês Esporte Clube” aqui no Blog do Allan Simon.

Após três fases preliminares, que inclusive tiveram destaque no Brasil após a eliminação do Corinthians diante do Guaraní (PAR) e a classificação do Internacional após duelos contra Universidad de Chile (CHI) e Deportes Tolima (COL), alguns torcedores acharam que o VAR entraria em vigor no estágio de grupos do torneio. O regulamento da Libertadores permite o uso da ferramenta em qualquer fase. Mas ainda não vai ser agora.

Por razões de economia, a Conmebol decidiu que o VAR na Libertadores 2020 só vai passar a valer a partir das oitavas de final. O que é bem estranho, já que a competição arrecada muito dinheiro. São mais de 300 milhões de dólares garantidos para a confederação em direitos de transmissão, sem contar as cotas de patrocínio que o torneio tem com Ford, Bridgestone, Qatar Airways, EA Sports, entre outras.

Quantos jogos terão VAR na Libertadores 2020?

O VAR na Libertadores 2020 será usado apenas nas 16 partidas das oitavas de final, nas oito das quartas, nas quatro das semifinais, e na final única no Maracanã. Serão, portanto, 29 jogos. Isso não chega a três rodadas completas do Brasileirão, competição que tem 100% de uso da arbitragem de vídeo.

Na fase de grupos, a Libertadores deixa de ter o recurso eletrônico para auxiliar as decisões da arbitragem de campo em 96 partidas. Nas fases preliminares, foram outros 30 jogos sem o VAR. Portanto, dos 155 duelos que formam a competição mais importante do futebol de clubes na América do Sul, apenas 18,7% deles terão o uso do árbitro de vídeo.

Sobre a série

Este post faz parte da série “Porquês Esporte Clube”, que pretende resolver as dúvidas dos fãs de futebol e de outras modalidades sobre os mais diversos assuntos que estiverem sendo discutidos no noticiário, ou eternas questões que despertam a curiosidade do torcedor.

LEIA MAIS
– Libertadores 2020: lista de jogos que podem ser transmitidos pela Globo
– Libertadores 2020: lista de jogos que serão transmitidos pelo Facebook
– Libertadores 2020: lista de jogos que serão transmitidos pelo Fox Sports
– Libertadores 2020: lista de jogos que serão transmitidos pelo SporTV
– Saiba quanto os árbitros do VAR vão ganhar por jogo na Copa do Brasil 2020

CONHEÇA NOSSO NOVO CANAL NO YOUTUBE

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Twitter:

https://twitter.com/allansimon91

Facebook:

https://www.facebook.com/jornalista.allansimon/

Sair da versão mobile