Ícone do site Blog do Allan Simon

Mata-mata menor derruba média de audiência do Paulistão na Globo

Paulistão 2020 teve queda de audiência na Globo na média geral

Paulistão 2020 teve queda de audiência na Globo na média geral - Foto: Reprodução

O Paulistão 2020 fechou com média de 23,7 pontos no Ibope em São Paulo após 15 partidas transmitidas pela Globo em TV aberta desde janeiro. Apesar de ter fechado a primeira fase com aumento na audiência, o modelo menor de mata-mata, e com menos clássicos, derrubou o índice na comparação com o ano passado.

Em 2019, a Globo transmitiu 16 partidas em TV aberta para SP no Paulistão, alcançando média de 24,7 pontos. Este ano, foram 15 jogos, marcando um ponto a menos.

No ano passado, a emissora mostrou seis jogos da fase do mata-mata, dos quais quatro foram clássicos. Com isso, obteve uma média de 31,3 pontos. A etapa de grupos da competição tinha conseguido 20,7 pontos. Ou seja, no Paulistão 2019, os jogos eliminatórios aumentaram a audiência em 51%.

Já em 2020, o campeonato foi atípico: interrompido pela pandemia, ficou quatro meses parado. Voltou em julho com clássico Corinthians x Palmeiras levantando a audiência, mas pecou por uma mudança no regulamento e pelo mau rendimento de dois times grandes.

INSCREVA-SE EM NOSSO NOVO CANAL NO YOUTUBE

Diferentemente do ano passado, quando quartas de final e semifinais foram disputadas em ida e volta, desta vez os duelos foram definidos em partidas únicas. Ou seja, a Globo mostrou apenas uma partida em cada fase. Também não houve clássicos na semifinal. São Paulo e Santos acabaram eliminados por Mirassol e Ponte Preta. O regulamento distribuiu as duas zebras para os grandes restantes, Corinthians e Palmeiras.

O resultado: o mata-mata em 2020 teve duas transmissões a menos e marcou 29,3 pontos no Ibope. O aumento em relação à primeira fase foi mais modesto, ficando em pouco mais de 35%. A própria final entre Corinthians e Palmeiras não teve tanto sucesso quanto a decisão de 2019. Os dois jogos cravaram 35 pontos, mas a decisão entre corintianos e são-paulinos marcou 38 e 39 pontos nos jogos de ida e volta na temporada passada.

No balanço final, o Paulistão teve aumento de 4,3% na audiência da primeira fase, queda de 6,3% no mata-mata, e uma redução no total de 4%. Assim como o mata-mata menor, a baixa quantidade de clássicos, e o calendário apertado, que fez a final ser disputada em um sábado, por exemplo, a própria crise sanitária pode explicar a baixa na audiência da Globo com o futebol na TV aberta.

LEIA MAIS
– Torcida do Palmeiras pode precisar do PPV só em setembro no Brasileirão
– Brasileirão 2020 começa com bagunça histórica na televisão
– Veja quanta audiência o Flamengo deu na Globo RJ em 2019
– Futebol sem Globo: relembre casos que ficaram marcados na História
– Brasileirão na TV: qual seria o modelo ideal para venda dos direitos?
– Análise: Globo terá que incentivar liga de clubes se MP do Futebol virar lei
– SBT x Globo: a briga histórica que marcou o Paulistão 2003

Sair da versão mobile