Balanço: como foram as audiências dos paulistas na Globo na Copa do Brasil 2019

Balanço: como foram as audiências dos paulistas na Globo na Copa do Brasil 2019

19 de julho de 2019 0 Por Allan Simon

A Copa do Brasil acabou para os times paulistas após a eliminação do Palmeiras para o Internacional, na última quarta-feira (17), na fase de quartas de final. São Paulo, Santos e Corinthians já tinham caído fora na fase anterior. Com isso, já é possível fazer um balanço das audiências que os times de SP conseguiram na Globo na edição de 2019. Os dados usados foram fornecidos pela própria emissora e compilados em parceria com o jornalista Rafael Alaby, editor do Torcedores.com.

No geral, a Globo SP conseguiu uma média de 26,3 pontos no Ibope com as transmissões de 11 jogos da Copa do Brasil de 2019. O resultado está um pouco acima da média do futebol de clubes na emissora este ano, que é de 24,5 pontos. Esta competição, no entanto, leva vantagem por ser completamente disputada em mata-mata em jogos no meio de semana à noite, horário tradicionalmente com audiências maiores na televisão do que fins de semana.

Dos quatro grandes paulistas, apenas o Santos terminou a competição sem jogos transmitidos na TV aberta. A Globo escolheu transmitir a maioria dos jogos do Corinthians nas fases preliminares do torneio, além do mata-mata completo contra o Flamengo nas oitavas de final. Com isso, o Timão teve sete jogos exibidos pela emissora em SP.

São Paulo e Palmeiras, que eram da cota da Libertadores e entraram de maneira direta nas oitavas de final da Copa do Brasil, saíram da competição com dois jogos transmitidos pela Globo cada um. O Tricolor teve os dois jogos contra o Bahia, os únicos realizados pelo time do Morumbi na competição. O Verdão, que não apareceu na TV aberta com os duelos diante do Sampaio Corrêa nas oitavas, teve exibidas as duas partidas contra o Internacional nas quartas de final.

Confira a lista dos jogos do transmitidos pela Globo SP na Copa do Brasil 2019: 

A maior audiência da Copa do Brasil de 2019 na Globo em São Paulo foi o jogo Flamengo 1 x 0 Corinthians, disputado numa terça-feira, dia 4 de junho, porque haveria um amistoso da seleção brasileira no dia seguinte. Com a transmissão desta partida, que confirmou a classificação rubro-negra para as quartas de final, a emissora marcou 33 pontos no Ibope, com share de 48%. Share, lembrando, é a participação de um programa sobre o total de televisores ligados no momento em que é exibido. Ou seja, a cada 100 aparelhos ligados, 48 estavam vendo a partida.

Já a pior audiência foi com São Paulo 0 x 1 Bahia, o jogo de ida das oitavas de final, disputado no dia 22 de maio no Morumbi. Em termos de share, foi também o pior, com 36%, mas empatado com Palmeiras 1 x 0 Internacional, pelas quartas de final, mas que teve índice de 24 pontos no Ibope.

No duelo entre São Paulo e Palmeiras pela segunda colocação na audiência, já que o Corinthians liderou tranquilamente outra vez, o Verdão levou a melhor. A média do mata-mata contra o Internacional, que teve a vantagem de possuir uma decisão por pênaltis para a definição do classificado, deixou o clube com 25,5 pontos no Ibope. Já o Tricolor, que foi eliminado com duas derrotas para o Bahia transmitidas pela Globo, fez média de 23.

Confira abaixo os jogos por clube na Copa do Brasil 2019 transmitidos pela Globo SP

Confira o resumo do ranking de audiência dos grandes de São Paulo na Copa do Brasil: 

Cada ponto no Ibope em São Paulo equivale a 73.015 domicílios, ou 200.766 indivíduos na conta que considera termos populacionais. Esses números incluem todas as cidades que formam a Grande São Paulo.

A Copa do Brasil segue na fase semifinal com os duelos Cruzeiro x Internacional e Grêmio x Athletico Paranaense. Não se sabe ainda se a Globo SP vai escolher transmitir algum deles para o público paulista, vai “puxar” jogos dos times de São Paulo no Brasileirão para exibir nessa praça no mesmo horário, ou mesmo se colocará outra programação enquanto exibe a competição em outras partes do país.

LEIA MAIS
– Como SP é o único estado ainda não afetado pelo bloqueio de praça no Brasileirão 
– Quanto ganhava em média um jogador em cada time da Copa União 1987?