Por que a audiência de Grêmio x Flamengo em SP foi histórica na Globo

Por que a audiência de Grêmio x Flamengo em SP foi histórica na Globo

4 de outubro de 2019 0 Por Allan Simon

A audiência de Grêmio 1 x 1 Flamengo, primeiro jogo da semifinal da Libertadores, na Globo SP foi histórica. Os 30 pontos registrados no Ibope com 46% de participação sobre o total de televisores ligados no momento da partida configuraram o melhor resultado em jogos de clubes nas noites de quarta-feira entre o público paulista. E fizeram desta a sétima partida mais assistida na temporada 2019 nesta categoria.

O resultado foi histórico por alguns motivos que listamos agora:

– Deu mais audiência que Boca 2 x 0 Palmeiras, semifinal do ano passado

O duelo entre os argentinos e o então time de Felipão marcou 29 pontos e 44% de share na primeira partida da mesma fase na semifinal da Libertadores de 2018. A Globo SP obter resultado até um pouco melhor sem times paulistas é um feito histórico. Mas agora fica lançado o desafio para o duelo da volta: superar os 33 pontos e 49% de participação que a emissora alcançou com Palmeiras 2 x 2 Boca Juniors, o duelo que definiu um dos finalistas no ano passado.

– Deu mais uma prova de que jogo de mata-mata sem paulista dá audiência em São Paulo

A Globo acostumou o público paulista durante anos com uma mentalidade de não exibir partidas históricas em decisões de mata-matas sem times dos estado. A prática era quase sempre “puxar” um jogo da rodada seguinte do Brasileirão (ou adiar algum da anterior) para que São Paulo visse alguma partida regular da competição de pontos corridos em vez da decisão com brasileiros de outros locais.

Em 2019, a Globo mudou essa ideia e transmitiu várias partidas da Libertadores e Copa do Brasil sem times de São Paulo em campo. E se deu bem na maioria. Considerando que a média de audiência das quartas à noite costuma ficar entre 24 e 25 pontos, a emissora pode comemorar não só os 30 pontos da semi da Libertadores, mas também os 27 da finalíssima da Copa do Brasil entre Internacional e Athletico. O jogo de ida, que “parecia” menos interessante, marcou 24 e não decepcionou.

– Alcançou o raro clube dos 30 pontos na Globo

Em 64 partidas entre clubes transmitidas pela Globo SP em 2019, apenas seis tinham conseguido alcançar os 30 pontos de audiência. A maior foi a final do Paulistão, Corinthians x São Paulo, que bateu nos 39. O segundo lugar é do jogo de ida daquela decisão, que marcou 38. Depois vem outro clássico, Corinthians x Palmeiras, que eu 36 pontos no Brasileirão.

Depois vinha um Flamengo x Corinthians com 33 pontos na Copa do Brasil em uma terça à noite. O quinto lugar é de Palmeiras x São Paulo, com 31 pontos na volta da semifinal do Paulistão. E o sexto é da outra semifinal, no jogo de ida, entre Corinthians e Santos, com 30 pontos, mas 53% de share. Ou seja, apenas decisões e/ou clássicos envolvendo times do estado.

LEIA MAIS
– Flamengo deve triplicar exposição na Globo de São Paulo em 2019 
– Globo derruba TNT, mas amarga audiências ruins com os mesmos jogos em SP

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Twitter: https://twitter.com/allansimon91

Facebook: https://www.facebook.com/jornalista.allansimon/