Tem VAR na Libertadores 2020? Saiba como vai funcionar a arbitragem de vídeo

Tem VAR na Libertadores 2020? Saiba como vai funcionar a arbitragem de vídeo

7 de março de 2020 0 Por Allan Simon

Uma das perguntas mais feitas pelos torcedores na primeira rodada da fase de grupos, realizada nesta semana, foi: “Tem VAR na Libertadores 2020”? Essa dúvida que levou diversos fãs de futebol a pesquisar o regulamento da competição sul-americana entra agora na seção “Porquês Esporte Clube” aqui no Blog do Allan Simon.

Após três fases preliminares, que inclusive tiveram destaque no Brasil após a eliminação do Corinthians diante do Guaraní (PAR) e a classificação do Internacional após duelos contra Universidad de Chile (CHI) e Deportes Tolima (COL), alguns torcedores acharam que o VAR entraria em vigor no estágio de grupos do torneio. O regulamento da Libertadores permite o uso da ferramenta em qualquer fase. Mas ainda não vai ser agora.

Por razões de economia, a Conmebol decidiu que o VAR na Libertadores 2020 só vai passar a valer a partir das oitavas de final. O que é bem estranho, já que a competição arrecada muito dinheiro. São mais de 300 milhões de dólares garantidos para a confederação em direitos de transmissão, sem contar as cotas de patrocínio que o torneio tem com Ford, Bridgestone, Qatar Airways, EA Sports, entre outras.

Quantos jogos terão VAR na Libertadores 2020?

O VAR na Libertadores 2020 será usado apenas nas 16 partidas das oitavas de final, nas oito das quartas, nas quatro das semifinais, e na final única no Maracanã. Serão, portanto, 29 jogos. Isso não chega a três rodadas completas do Brasileirão, competição que tem 100% de uso da arbitragem de vídeo.

Na fase de grupos, a Libertadores deixa de ter o recurso eletrônico para auxiliar as decisões da arbitragem de campo em 96 partidas. Nas fases preliminares, foram outros 30 jogos sem o VAR. Portanto, dos 155 duelos que formam a competição mais importante do futebol de clubes na América do Sul, apenas 18,7% deles terão o uso do árbitro de vídeo.

Sobre a série

Este post faz parte da série “Porquês Esporte Clube”, que pretende resolver as dúvidas dos fãs de futebol e de outras modalidades sobre os mais diversos assuntos que estiverem sendo discutidos no noticiário, ou eternas questões que despertam a curiosidade do torcedor.

LEIA MAIS
– Libertadores 2020: lista de jogos que podem ser transmitidos pela Globo
– Libertadores 2020: lista de jogos que serão transmitidos pelo Facebook
– Libertadores 2020: lista de jogos que serão transmitidos pelo Fox Sports
– Libertadores 2020: lista de jogos que serão transmitidos pelo SporTV
– Saiba quanto os árbitros do VAR vão ganhar por jogo na Copa do Brasil 2020

CONHEÇA NOSSO NOVO CANAL NO YOUTUBE

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Twitter:

https://twitter.com/allansimon91

Facebook:

https://www.facebook.com/jornalista.allansimon/