SBT x Globo: a briga histórica que marcou o Paulistão 2003

SBT x Globo: a briga histórica que marcou o Paulistão 2003

19 de junho de 2020 0 Por Allan Simon

Enquanto o futuro dos direitos de transmissão do futebol brasileiro é discutido, o Blog do Allan Simon traz em seu canal no YouTube hoje uma lembrança histórica: SBT x Globo, a grande batalha que teve contornos de drama e comédia pelo Paulistão 2003. A história dessa grande guerra de emissoras abre a série “Baú da Mídia Esportiva” em versão vídeo. Confira:

CONHEÇA NOSSO NOVO CANAL NO YOUTUBE

Batalha SBT x Globo quase chegou ao Brasileirão

O duelo SBT x Globo pelo Paulistão 2003 por pouco não se estendeu pelo resto do ano. É que a emissora de Silvio Santos chegou a fazer proposta ao Clube dos 13 para comprar os direitos do Brasileirão naquela temporada.

Seria a estreia dos pontos corridos em um calendário com oito meses de competição. O SBT também tinha interesse na Série B, que tinha Palmeiras e Botafogo como grandes atrações naquele ano.

O Clube dos 13 não topou os R$ 200 milhões oferecidos por ano pela emissora paulista. Se tivesse aceitado, certamente a guerra SBT x Globo teria ido novamente à Justiça. A empresa carioca tinha contrato até 2005 pelo Brasileirão, e uma rescisão não seria nada amigável naquele ponto.

No fim das contas, o SBT desistiu do futebol nacional e a Globo manteve o domínio sobre as competições. A Série B foi comprada pela emissora carioca e repassada à Record, que mostrou o caminho de palmeirenses e botafoguenses de volta à elite.

A exclusividade da Globo no Paulistão nunca mais seria afetada, tendo a emissora apenas repassado direitos para Record ou Band entre 2004 e 2015. No Brasileirão, só no ano passado o grupo carioca deixou de ter 100% dos times da Série A sob contrato com a chegada da Turner.

LEIA MAIS
– Análise: Fusão entre ESPN e Fox Sports é uma boa para o mercado?
– 50 anos do Tri: Como a Copa do Mundo de 1970 chegou aos brasileiros pela TV
– Palmeiras x Corinthians, 1993: Quanto custavam ingressos e prêmios dos clubes
–  Como eram os estádios de São Paulo há 62 anos por imagens de satélite  
– Quanto valiam os patrocínios dos clubes no Brasileirão 1994 em dinheiro de hoje? 
– Paulistão 2020: veja ranking de rendas líquidas antes da crise do coronavírus