Globo, Band, Record, 32 jogos ao vivo: como era o Paulistão na TV aberta há 25 anos

Globo, Band, Record, 32 jogos ao vivo: como era o Paulistão na TV aberta há 25 anos

22 de março de 2022 0 Por Allan Simon

O Paulistão 2022 está representando um rompimento com uma era de monopólio da Globo nos direitos de transmissão do principal estadual do país em todas as mídias. O domínio agora deu lugar a um formato com jogos divididos em pacotes que contemplaram a Record (TV aberta), o YouTube (streaming aberto), a WarnerMedia (streaming pago), a federação (Paulistão Play) e o próprio Grupo Globo (PPV).

Desde 2003, quando o SBT “furou” essa história ao comprar e ter que brigar contra a Globo na Justiça por 22 jogos do Paulistão, a emissora carioca reinou absoluta e apenas sublicenciou os direitos para a Record (2004 a 2006) e Band (2007 a 2016).

Mas como funcionava isso nos anos 1990? Escolhi uma data específica, 1997, por dois motivos. Primeiro: é um recorte interessante de exatos 25 anos. Segundo: foi o ano em que eu, com cinco para seis anos de idade, conheci o futebol pela televisão. Minhas primeiras lembranças são daquele cenário tão diferente do que vivemos nos anos seguintes.

Globo exibiu 9 jogos no Paulistão 1997: todos clássicos

Globo exibiu 9 jogos no Paulistão 1997: todos clássicos

Como era o Paulistão na TV: Globo só com o “filé”

O Paulistão 1997 tinha transmissões na TV paga por meio da ESPN Brasil e do Sportv. Normalmente os jogos de domingo, que não passavam na TV aberta. Mas é essa mídia, a mais popular e democrática do país, que vai ser o foco deste material.

O Campeonato Paulista era dividido por Globo, Record e Bandeirantes. Mas havia uma questão importante aí. A Globo não tinha interesse em mostrar a competição o tempo todo. Em abril de 1997, faria nas tardes de sábado a estreia de um novo programa com a apresentadora Xuxa Meneghel, o Planeta Xuxa.

Isso causou duas medidas: os jogos da TV aberta nos sábados às 16h seriam exclusivos de Band e Record. A Globo transmitiria apenas os clássicos e o quadrangular final (que, para sua sorte, seria disputado entre os quatro grandes do estado). Quando esses jogos fossem disputados aos sábados, as transmissões seriam às 21h40.

Esse expediente mais tarde foi usado em todo o Brasileirão 1997 também. Além da estratégia que destinava as tardes para Xuxa, o futebol era um importante aliado para superar a força do SBT com “A Praça É Nossa” e “Sabadão Sertanejo”, que sempre incomodava nas noites de sábado.

Band vencia a Record com folga

A estreia do Paulistão 1997 foi no dia 8 de fevereiro, fim de semana do carnaval daquele ano. O jogo escolhido era São José x Palmeiras. Uma espécie de tradição da época era o atual campeão abrir o campeonato seguinte. O Verdão tinha conquistado o título no ano anterior com o famoso “Ataque dos 100 gols” comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo.

O primeiro jogo, porém, foi decepcionante para a torcida alviverde. Empate em 1 a 1 em uma tarde de sábado. A Band conquistou 9 pontos de média no Ibope com bola rolando, segundo dados obtidos por meio de uma pesquisa feita pelo Blog do Allan Simon no Arquivo Edgard Leuenroth, do IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

A Record, com o mesmo jogo, marcou 3 pontos de média. A Globo, com uma sessão de filmes, liderou com 12. Mas podemos dizer que a soma de Record e Band “empatou” com a emissora carioca. Calma, esse texto não vai detalhar um a um os cenários de audiências dos jogos. É para que a gente possa entender um padrão: a Band ganhava com sobras da Record transmitindo as mesmas partidas.

Ao todo, o Paulistão 1997 teve 32 jogos ao vivo na TV aberta. É simplesmente o dobro do pacote comprado pela Record com exclusividade nessa mídia em 2022. Com o avanço das tecnologias, chegou a internet, o streaming, e o YouTube oferece atualmente 16 transmissões gratuitas também. Ganhou um jogo extra na primeira fase, totalizando 17.

Como dois jogos do YouTube são as finais exibidas também pela Record, a soma dá 31 jogos em sinal aberto de TV e internet. Ou seja, não chega aos 32 jogos abertos na TV em 1997. Mas é preciso lembrar também que o Paulistão há 25 anos tinha 190 jogos disputados, contra 110 atualmente, o que faz a proporção da soma “TV aberta+streaming aberto” ser maior.

Mas vale lembrar: o Paulistão 2022 fez disparar a quantidade de transmissões gratuitas. Em 2021, ainda sob contrato de exclusividade com a Globo, foram apenas oito jogos exibidos em TV aberta.

Jogos no meio de semana e concorrência com o SBT

Nos meios de semana, Band e Record também tinham jogos para transmitir. Normalmente ocorriam às quintas-feiras. O horário seria um sonho para quem vai aos estádios atualmente: 20h45. Nem a própria Record, dona dos direitos em 2022, segue esse padrão. As partidas atualmente começam às 21h30 ou 21h35, tal como a Globo fez por anos e foi seguidamente atacada por isso (inclusive pela própria Record nas disputas por direitos nos anos 2000 e 2010).

Mas o curioso é que o calendário bagunçado do futebol brasileiro, praticamente um patrimônio nacional nosso, dava as suas caras na mídia esportiva também. O SBT tinha a exclusividade em TV aberta da Copa do Brasil e colocava suas transmissões normalmente às terças e quinta-feiras.

E houve alguns choques entre jogos do Paulistão na Band/Record com a Copa do Brasil no SBT. As partidas da competição nacional na emissora de Silvio Santos tinham inícios mais tardios, como 21h30 ou 21h40, bem ao padrão Globo. Mesmo assim, causavam estrago nas audiências rivais.

Percebi isso ao estranhar, durante o levantamento, que o jogo Santos 0 x 0 União São João, realizado pela 10ª rodada no dia 20 de março de 1997, deu apenas 5 pontos de audiência na Band e 3 na Record.

Uma suposta desvantagem do Peixe no Ibope não se sustentava para explicar isso, uma vez que Santos 2 x 1 Portuguesa, num sábado às 16h (22 de fevereiro), deu 9 pontos na Band e 4 na Record. Bem como Santos 4 x 1 Araçatuba, no dia 10 de abril, outra quinta às 20h45, marcou 8 pontos na Band e 4 na Record.

Havia algo errado no ar. E fui checar as audiências do SBT. Ali estava a explicação. Na mesma noite, a emissora de Silvio Santos exibiu Juventude 2 x 0 Corinthians pela Copa do Brasil. O Timão havia vencido por 2 a 0 na ida, e o resultado levou o duelo para os pênaltis.

Mas o choque entre esse jogo e o Paulistão rolou apenas no segundo tempo da partida do Santos, o que já foi suficiente. No confronto direto, o SBT 10 x Band 5 x Record 3. A Globo, com grade normal, liderou com 32. O jogo completo do Corinthians no SBT fez 14 pontos de média.

Sabe o Santos 4 x 1 Araçatuba que citei há poucos parágrafos? Ele também enfrentou um jogo de Copa do Brasil no SBT, mas foi Vasco 4 x 3 Atlético-PR (hoje “Athletico”), um duelo histórico e cheio de gols que valeu a classificação do Furacão (havia vencido por 3 a 1 na ida), mas não tinha paulistas em campo. Mesmo assim, fez 7 pontos no Ibope de SP durante o confronto com o jogo do Santos. Pontos que podem ter feito falta para a Band e a Record.

Mas não foram apenas jogos do Santos que passaram por isso. No dia 15 de maio, novamente uma quinta-feira, alguém teve a brilhante ideia de atrasar o começo de Rio Branco 0 x 1 Palmeiras, aumentando a zona de conflito com o SBT justamente na semifinal da Copa do Brasil entre Grêmio e Corinthians. A Band fez 6 pontos de média e empatou com a Record, totalizando 12 pontos para o jogo do Verdão. No confronto direto, o SBT marcou 20. A Globo liderou com 31. A semifinal completa, que garantiu a classificação gremista, deu 27 pontos de média ao canal do “Patrão”.

Futebol x novela? Novela

Muita gente recentemente parecia ter descoberto a pólvora quando percebeu que as competições dão menos audiência em outros canais na comparação com o que davam na Globo. Mas sempre foi assim. Da mesma forma como acontece atualmente, a emissora carioca só foi ameaçada na liderança quando os jogos aconteciam em horários mais frágeis de sua programação, como o sábado de tarde.

No dia 1º de março de 1997, por exemplo, Band e Record tiveram a chance de mostrar um jogo do Corinthians enquanto a Globo exibia um filme. Resultado: liderança da Band no Ibope, com 13 pontos de média, contra 10 da Globo e 5 da Record. O jogo União São João 0 x 1 Corinthians, considerando Band+Record, somou 18 pontos, uma vitória ainda mais ampla sobre a maior emissora do país em SP.

Porém, quando Band e Record tiveram o Corinthians no horário nobre no meio de semana, a vitória não apareceu. Antes mesmo desse exemplo do sábado, as duas emissoras transmitiram Araçatuba 0 x 1 Corinthians no dia 20 de fevereiro, uma quinta às 20h45. Disputando contra a novela “A Indomada”, a Band fez 10 pontos de média, a Record marcou 8, e o jogo somou 18. Mas a Globo reinou com 33.

Parece óbvio, e é. Mas as recentes experiências com futebol fora da Globo e disputando contra a instituição “Novela das Nove” gerou papos nas redes sociais como se fosse fácil batê-la antigamente. Nunca foi. Quando era claro que o jogo concorrente poderia vencer seu principal produto, a Globo mexia na grade e evitava o confronto, mas isso ocorria basicamente com a Copa do Brasil no SBT, e não com jogos de um Paulistão que a emissora carioca não mostrava porque não queria.

Lusa fez a pior audiência do campeonato aos sábados

A Portuguesa era a atual vice-campeã brasileira em 1997, vivia uma grande fase, tinha um grande time, mas ficou com a pior audiência dos sábados quando teve um jogo apenas seu (sem ser clássico) na TV aberta. No dia 19 de abril, Band e Record transmitiram Rio Branco 1 x 0 Lusa.

Resultado: Band 6, Record 3, somando apenas 9 pontos. Foi o único jogo de sábado que não deu dois dígitos no campeonato inteiro. No ranking geral, só deu mais que os 8 pontos daquele jogo do Santos que bateu de frente com jogo do Corinthians no SBT. A Globo fez 15 pontos de média naquele sábado.

Foi a única vez que as TVs abertas exibiram um jogo da Portuguesa sem ser contra um dos quatro grandes naquele campeonato.

Globo chegou chegando com os clássicos

O primeiro jogo transmitido pela Globo no Paulistão 1997 aconteceu apenas na 12ª rodada e foi totalmente exclusivo. No dia 29 de março, às 21h40, a emissora exibiu o clássico entre Palmeiras e São Paulo. O Verdão venceu por 1 a 0 no Morumbi, e até há poucos dias essa era a última vitória do time alviverde contra o rival tricolor naquele estádio em jogos válidos pelo Campeonato Paulista.

A transmissão da Globo marcou 28 pontos de média, superando com folga o combo “A Praça É Nossa + Sabadão Sertanejo” no SBT. A emissora de Silvio Santos fez 15 pontos.

A nota curiosa é que aquele 29 de março teve dois jogos em TV aberta. Mesmo com a Globo mostrando o clássico de noite, Record e Band mantiveram sua cota de transmissão na tarde do sábado. Transmitiram Botafogo de Ribeirão Preto 0 x 2 Corinthians. A Band fez 11 pontos de média, mesma audiência que a Globo conseguiu com o filme “Kickboxer III”. A Record deu 6 pontos, ou seja, com 17, o jogo foi o evento mais assistido.

A Globo ainda fez 37 pontos com o clássico Corinthians 5 x 2 Palmeiras, no dia 19 de abril, marcou 35 pontos com São Paulo 4 x 2 Palmeiras, no dia 3 de maio, e 30 pontos com Santos 2 x 0 Corinthians, em 10 de maio (esse último compartilhado com Band e Record, que deram 5 pontos cada). Foram apenas quatro jogos transmitidos em TV aberta pela emissora nas 23 rodadas da competição, somente clássicos.

Quadrangular final explodiu na audiência

Os quatro grandes paulistas se classificaram para decidir o título em um quadrangular simples de turno único entre os dias 24 de maio e 5 de junho de 1997.  Nessa fase, todas as emissoras detentoras dos direitos poderiam transmitir os seis jogos.

Na rodada de abertura, Corinthians e Santos fizeram um jogaço no Morumbi na noite de 24 de maio, um sábado às 21h40. Foram 37 pontos para a Globo, 6 para a Band e 4 para a Record, totalizando 47 pontos no Ibope  O Timão venceu por 4 a 3.

No dia seguinte, um domingo às 16h, o São Paulo goleou o Palmeiras por 4 a 1 no Morumbi. A Globo fez 32 pontos, a Band marcou 7, e a Record ainda deu 3. O jogo somou 42 pontos.

Na segunda rodada, os vencedores da estreia enfrentaram os perdedores, tal como uma tabela dirigida. No dia 31 de maio, sábado às 21h40, o jogo Santos 0 x 1 São Paulo rendeu 32 pontos à Globo, 5 para a Band e 4 para a Record. Total: 41.

No dia seguinte, 1º de junho, outro domingo às 16h, o Corinthians 2 x 0 Palmeiras deu 37 pontos para a Globo, 7 para a Band e 4 para a Record, passando a ser o jogo mais assistido do campeonato até então, com 48 pontos de média.

Com duas vitórias de São Paulo e Corinthians sobre Santos e Palmeiras, o duelo entre Peixe e Verdão na última rodada virou amistoso de luxo. Globo e Record desistiram de transmitir e deixaram a Band mostrar com exclusividade no dia 4 de junho, uma quarta às 20h30.

A emissora do Morumbi até que fez bonito, conseguiu 10 pontos de média com um jogo que não valia nada. Ganhou inclusive do SBT, que exibia no horário a novela “Os Ossos do Barão”

O resultado em campo foi um sonoro 4 a 0 do time da Vila sobre o Verdão, que fez a melhor campanha da primeira fase e conseguiu sair do quadrangular com três derrotas.

“Final” quase bateu os 60 pontos de média

O Paulistão 1997 oficialmente não teve uma final, pois o título era decidido em pontos corridos no quadrangular de turno único. Mas Corinthians e São Paulo chegaram com seis pontos conquistados cada um para o confronto direto na última rodada. Ou seja, na prática foi uma final.

As três emissoras com direitos transmitiram a decisão no dia 5 de junho, uma quinta-feira às 21h40. A Globo fez o jogo com narração de Oliveira Andrade. Na mesma época, rolava o Torneio da França, uma competição amistosa que serviu como preparação para estádios que receberiam a Copa do Mundo de 1998.

Galvão Bueno fez os jogos da seleção brasileira. Cléber Machado já tinha feito escala dois dias antes, no dia 3, quando a Globo transmitiu o duelo brasileiro das quartas de final da Libertadores entre Grêmio e Cruzeiro, vitória gremista por 2 a 1, mas classificação cruzeirense por 3 a 2 no placar agregado. Em SP, o jogo foi bem no Ibope: 32 pontos e liderança com folga sobre novelas de Manchete (9 pontos) e SBT (8 pontos). Bons tempos de grandes audiências até sem times do eixo Rio-São Paulo na televisão paulista.

Voltando ao Paulistão, a Band fez o jogo com Jota Júnior. Apenas a Record, que não transmitiu o Torneio da França, contou com seu narrador título na decisão estadual. Luiz Alfredo, ex-Globo e SBT, foi a voz do título corintiano após empate em 1 a 1. O regulamento previa a vantagem ao time que tivesse melhor campanha na primeira fase em caso de empate por pontos.

Aquele jogo sobrou no ranking de audiência do Paulistão 1997. A Globo fez média de 44 pontos na transmissão entre 21h36 e 23h48. Nesse mesmo período, a Band marcou 9 e a Record fez 6. Total da partida: 59 pontos no Ibope. Quase 60. E mais um fato marcante: os três canais foram os três primeiros colocados no horário.

O SBT, que intercalou dois episódios de “Os Simpsons” com um da série “Dragões de Sangue”, amargou o quarto lugar com 5 pontos, empatando com a Manchete, que exibiu a novela “Xica da Silva” e o programa “Business”.

Balanço final de audiência

A Globo fez 34,7 pontos de média com seus nove jogos exibidos. A audiência foi excelente, mas também uma obrigação de quem transmitiu apenas clássicos, três deles com exclusividade. Não houve partidas com times menores para derrubar esses números. É interessante analisar como a emissora via o futebol antes de exercer o monopólio dos direitos de transmissão a partir de 2000: só jogos grandes importavam nos estaduais.

Com 29 jogos transmitidos, a Band fez média de 9 pontos no Paulistão 1997. Era uma outra época. As pessoas tinham menos opções de lazer, não havia popularização da TV paga, internet era para pouquíssimos e ninguém sonhava com a existência de transmissões em streaming.

A Record em 1997 era uma emissora muito menor que a de hoje. O Ibope melhoraria no fim daquele ano, quando o canal de Edir Macedo teve a sacada de contratar o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, que fazia sucesso com o programa policial “190 Urgente” na CNT, retransmitido em São Paulo pela TV Gazeta.

Mas o normal da Record “pré-Ratinho” era ter audiências sofríveis. Nesse contexto, dividindo o Paulistão com outras emissoras, os 4,9 pontos de média em 28 jogos transmitidos foram um bom resultado.

Paulistão na TV aberta em geral teve 22,4 pontos de média em 1997

Paulistão na TV aberta em geral teve 22,4 pontos de média em 1997

No geral, o Paulistão 1997 terminou com 22,4 pontos de média no Ibope em SP. Naquela época, 1 ponto representava 80 mil telespectadores na Grande São Paulo. Atualmente representa 205.755 pessoas. De acordo com dados do “Anuário Estatístico do Estado de São Paulo 1997”, da Fundação Seade, a população da Região Metropolitana de São Paulo era de quase 16,8 milhões de habitantes naquele ano. Atualmente, a projeção é de 22 milhões.

Por isso este texto não fez comparações envolvendo números brutos entre a audiência de 1997 e a atual. Só podemos comparar fatos como “ganhou ou não da Globo”, “perdeu ou não para a novela”, “qual canal teve mais pontos”, etc.

No processo de construção deste especial foram consultados também jornais da época, como a Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo. Além de materiais no YouTube postado por usuários que são mais importantes para a preservação da memória da televisão e do esporte do que muitas emissoras por aí.

Curiosidade extra: Série A2 na Band

A Band transmitiu a Série A2 do Paulistão 1997. Os jogos eram principalmente exibidos nas noites de segunda-feira. Alguns chegavam a marcar 5 pontos no Ibope, um baita resultado para os padrões da emissora em dias que antes eram sem futebol. Esses bons números também era obtidos com algumas transmissões do “Paulistana”, um embrião das competições de futebol feminino.

A principal atração da Série A2 era a Ponte Preta, time do coração do narrador Luciano do Valle,  maior nome do Esporte na Band. Mas times diversos do interior, como Grêmio Sãocarlense, Corinthians de Presidente Prudente, Francana, Paraguaçuano, Novorizontino, Ferroviária, entre outros apareciam na tela da emissora em horário nobre.

Na reta final, a Macaca de Campinas não chegou ao quadrangular que valia o acesso. Mas a Band transmitiu mesmo assim. E mostrou a histórica conquista do acesso de Matonense e Ituano contra Santo André e Novorizontino na fase final. A essa altura, os jogos foram modificados para as 11h dos domingos, e audiência foi um pouco menor.

A Band conseguiu 4 pontos de audiência na última rodada com o duelo entre Ituano e Matonense, que empataram em 1 a 1, alternando com flashes de Santo André e Novorizontino, que tiveram o mesmo placar e ‘morreram abraçados’ sem o acesso. Foi no dia 27 de julho de 1997.

A emissora do Morumbi foi terceira colocada entre 11h04 e 13h01, com bola rolando. A liderança foi do SBT, que exibia a série “Maré Alta”, o começo do Programa Silvio Santos e o Domingo Legal, com Gugu, tudo isso fazendo 9 pontos de média no período. A Globo, com um duelo internacional de natação dentro do Esporte Espetacular e com a série “Dupla Explosiva”, ficou em segundo lugar com 7 pontos.

LEIA MAIS
SBT x Globo: a briga histórica que marcou o Paulistão 2003 
Opinião: novo modelo de direitos do Paulistão choca, mas aponta o futuro