Globo muda interpretação de lei e vai transmitir São Paulo x Athletico no Sportv

Globo muda interpretação de lei e vai transmitir São Paulo x Athletico no Sportv

6 de abril de 2022 0 Por Allan Simon

A Globo mudou a interpretação que fazia da Lei do Mandante e decidiu exibir o duelo São Paulo x Athletico Paranaense no Sportv no próximo domingo (10), válido pela primeira rodada do Brasileirão 2022. A emissora solicitou a mudança de horário das 18h para 19h (horário de Brasília) e a CBF atendeu, sinalizando em seu site oficial a transmissão pelo canal pago do grupo. O Premiere também vai mostrar.

A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Rodrigo Mattos em sua coluna no UOL Esporte e confirmada pelo Blog do Allan Simon.

O Athletico Paranaense é o único time da Série A que não possui acordo de transmissão em TV paga e PPV com a Globo. Apenas vendeu seus direitos de TV aberta para a emissora carioca, enquanto opera um pay-per-view próprio, o Furacão Live.

Desde o começo da discussão sobre a mudança na legislação que acabou dando aos clubes mandantes o direito exclusivo de negociar suas partidas de futebol no Brasil, a Globo se posicionou de maneira contrária ao uso da lei em campeonatos cujos contratos de transmissão foram assinados antes da alteração.

No ano passado, o Congresso Nacional aprovou e o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei com um dispositivo que permitia o uso da regra do mandante para novos contratos. Assim, como havia informado o colunista Gabriel Vaquer no site Notícias da TV em março deste ano, a Globo decidiu usar o dispositivo para exibir jogos do Athletico como visitante contra os times que saíram recentemente do acordo com a WarnerMedia e migraram para o Sportv.

Como são contratos assinados em 2021, depois da entrada em vigor da Lei do Mandante, os jogos de Palmeiras, Santos, Coritiba, Fortaleza, Juventude e Ceará estariam liberados para exibição no Sportv quando o Athletico fosse o visitante. No entanto, desses clubes apenas o Coxa tem um contrato novo de PPV, os demais já existiam antes da mudança.

Agora, com a Globo recuando e considerando que pode usar os direitos de todos os seus clubes mandantes, os 19 jogos do Athletico fora de casa no Brasileirão terão transmissões possíveis no Sportv e Premiere. Embora a tabela da CBF não coloque a exibição do PPV global, a exibição será realizada.

O próximo jogo que deve ter indicação de transmissão alterada na tabela do Brasileirão é América-MG x Athletico, pela 4ª rodada, inicialmente marcado para o dia 30 de abril às 16h30.

LEIA MAIS
Amazon terá Flamengo e mais 4 exclusivos nos próximos jogos da Copa do Brasil