Santos vai quebrar jejum de sete anos na Globo SP com dois jogos seguidos

Santos vai quebrar jejum de sete anos na Globo SP com dois jogos seguidos

2 de julho de 2019 0 Por Allan Simon

As mudanças feitas pela CBF na tabela do Brasileirão 2019 colocaram o Santos no caminho da Globo SP em duas rodadas seguidas entre o fim de julho e começo de agosto. Os duelos contra Avaí (28/07) e Goiás (04/08) foram remarcados para preencher espaços que a grade paulista da emissora ainda não tinha conseguido ocupar por problemas de datas no calendário nacional e internacional.

A partida Santos x Avaí, originalmente marcada para o dia 27 de julho, passou para o dia 28, às 16h, numa rodada em que a Globo não poderia mexer com os jogos de Palmeiras e São Paulo, que envolvem times que vão disputar competições sul-americanas na terça-feira (30) e precisam atuar no sábado (27).

Alteração de Santos x Goiás no site da CBF

O duelo Santos x Goiás ficou na data original, 4 de agosto, mas passou das 11h para as 16h. Neste dia, Corinthians e Palmeiras se enfrentam em clássico exclusivo do Premiere às 19h, e o São Paulo não vai jogar na rodada, já que o adversário, Athletico Paranaense, estará em viagem ao Japão para a disputa da Levain Cup (antiga Copa Suruga Bank).

Alteração de Santos x Avaí no site da CBF

Com isso, pela primeira vez desde 2012 o Santos terá dois jogos seguidos pelo Brasileirão com transmissão pela Globo SP sem que um deles seja um clássico. A última ocasião foi registrada na edição de 2012, quando a emissora mostrou os duelos do Peixe contra os rivais gaúchos em duas semanas seguidas no mês de julho. No dia 08, exibiu a vitória do time santista sobre o Grêmio por 4 a 2. No dia 15, mostrou o empate sem gols contra o Internacional. 

Desde então, o Santos só apareceu duas vezes seguidas na Globo SP em 2013 e 2014, mas em ambos os casos havia um clássico no meio, ocasião na qual o “mérito” da escolha pela emissora é dividido com o rival paulista. Os cenários de escolhas foram idênticos.

Em 2013, a Globo mostrou o empate Santos 1 x 1 Corinthians no dia 07 de agosto, pela 12ª rodada do Brasileirão. Na sequência, no dia 11, exibiu também a igualdade sem gols do Peixe contra o Cruzeiro, que viria a ser campeão naquele ano.

No ano seguinte, a mesma dupla de jogos e praticamente na mesma época. A Globo mostrou a derrota do Santos para o Corinthians por 1 a 0 no dia 10 de agosto, pela 14ª rodada, e no dia 17, o revés por 3 a 0 diante do Cruzeiro, que novamente ficaria com o título da competição.

De lá para cá, o Santos nunca mais teve dois jogos consecutivos transmitidos pela Globo para a região metropolitana de São Paulo. Chegou ao ponto de ter apenas duas partidas em um campeonato inteiro, como aconteceu em 2016 e 2017.

O cenário atual poderia ter sido até melhor para o Santos. Antes dos duelos contra Avaí e Goiás, o Peixe tinha também agendada a transmissão de Botafogo x Santos, no dia 21 de julho, mas que acabou remarcado para as 11h do mesmo dia e relegado ao Premiere, enquanto a Globo mostrará Corinthians x Flamengo. Se tivesse conseguido os três jogos consecutivos, o time santista teria quebrado um jejum de 14 anos sem tal feito na emissora. 

A última vez que o Santos teve três jogos em sequência exibidos pela Globo SP no Brasileirão aconteceu em 2005, quando a emissora mostrou a vitória sobre o Corinthians por 4 a 2 (posteriormente anulada pelo STJD no escândalo de arbitragem protagonizado por Edilson Pereira de Carvalho), o triunfo contra o Internacional por 1 a 0 fora de casa, e o empate em 1 a 1 com o Paraná Clube, partidas também realizadas entre o fim de julho e começo de agosto.

O recorde de jogos consecutivos do Santos na Globo SP na era dos pontos corridos foi registrado em 2003, no primeiro ano do formato, quando o Peixe foi o único paulista a brigar pelo título na reta final contra o Cruzeiro. Foram seis partidas seguidas exibidas pela emissora naquela época, entre as rodadas 40 e 45.

Os dados usados na pesquisa para esta reportagem fazem parte do levantamento feito pelo Blog do Allan Simon em parceria com o jornalista Rafael Alaby, do site Torcedores.com. Foram catalogadas 655 partidas transmitidas pela TV Globo no Brasileirão entre 2003 e 2018 em São Paulo, mercado publicitário de enorme peso nas definições de exposição e investimento em mídia.

Não estão consideradas as exibições de jogos diferentes nas mesmas datas nas emissoras afiliadas da Globo no estado, pois são transmissões muito regionalizadas que recortam demais o público consumidor. Para chegar a estes dados, foram consultados os arquivos dos jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, do site Papo de Bola, além de informações no site da CBF.

A checagem dupla para confirmar datas de transmissões exclusivas para São Paulo, ou dias em que a região metropolitana viu outras competições enquanto a rede via o Brasileirão, foi feita também com pesquisas aos arquivos dos jornais O Globo (RJ) e Correio do Povo (RS). Também foram consultados vídeos disponíveis no YouTube que chancelaram as transmissões da Globo nas partidas catalogadas.

LEIA MAIS
CBF muda dia e horário de Santos x Avaí e garante jogo para a Globo SP
Confira as reportagens publicadas até agora na série “Raio-X: Brasileirão na TV”