Como o Santos perdeu espaço na TV aberta com exclusividade da Globo no Brasileirão

Como o Santos perdeu espaço na TV aberta com exclusividade da Globo no Brasileirão

31 de julho de 2019 1 Por Allan Simon

O torcedor do Santos que mora na região metropolitana de São Paulo vê menos jogos do seu time no Brasileirão na TV aberta quando a Globo tem a exclusividade total da competição nesta mídia. Este é o tema da terceira reportagem da série do Blog do Allan Simon a partir de um levantamento realizado com mais de 1,3 mil jogos transmitidos pelas emissoras abertas em SP no Brasileirão entre 1987 e 2018.

A Globo transmitiu o Brasileirão de forma exclusiva pela primeira vez em 1987, quando fechou acordo inédito coletivo pelos direitos da Copa União com o Clube dos 13, inaugurando a era da televisão como força financeira no futebol brasileiro (e, exatamente por isso, o nosso levantamento é feito a partir daquele ano). Depois disso, os outros anos com exclusividade da emissora foram 1988, 2000, 2001, 2016, 2017 e 2018 (o atual campeonato, em andamento, não entrou ainda no estudo realizado pelo Blog).

Na soma desses anos, o Santos teve 29 jogos transmitidos pela Globo. O Peixe realizou 203 partidas nesse mesmo recorte do Brasileirão. Ou seja, a equipe santista teve exibição em TV aberta para a região metropolitana de São Paulo em 14,29% das vezes em que atuou na competição em anos com exclusividade global.

Já considerando as temporadas em que a Globo teve companhia de Manchete (1989), Band (1992 a 1999, 2007 a 2015), e Record (2002 a 2006), e também os dois anos em que a Band teve exclusividade (1990 e 1991) na competição, o “aproveitamento” do Santos na TV aberta dispara. Dos 804 jogos realizados pelo Peixe no Brasileirão nesse recorte, 247 foram transmitidos por pelo menos dos canais citados. Ou seja, 30,72% deles.

Pode-se dizer, é claro, que o Santos teve mais sucesso no Brasileirão nessa época de Globo dividindo transmissões. Os dois títulos brasileiros conquistados em todo o período considerado no levantamento aconteceram em 2002 e 2004, anos nos quais a Globo tinha a companhia da Record.

Além disso, com a ausência do Palmeiras na Série A de 2003, e o time praiano brigando quase até o fim pelo título com o Cruzeiro, a equipe da Vila Belmiro chegou a ter 22 jogos transmitidos pela Globo, além de outros oito exibidos com exclusividade pela emissora de Edir Macedo. Foram 30 partidas exibidas na TV aberta em 46 rodadas naquela edição.

No entanto, o Santos vivia má fase de títulos quando a Band exibiu o Brasileirão com exclusividade em 1990 e 1991. Nesse período, o Peixe fez 40 jogos, e teve 24 transmitidos para a capital paulista. Aproveitamento de 60%. E o time nem foi tão longe assim nesses torneios. Foi eliminado nas quartas de final em 1990 pelo São Paulo, que viria a ser vice-campeão, e ficou apenas em oitavo lugar no ano seguinte, quando apenas quatro times iam para o mata-mata.

Analisando a quantidade de jogos transmitidos pela TV aberta ano a ano, o Santos passou a ter mais problemas de exposição quando entrou em vigor o primeiro contrato de transmissão após o fim do Clube dos 13. A Globo deixou de licenciar partidas exclusivas para a Band, como fazia em algumas rodadas nos anos anteriores desde a parceria com a Record, assinada em 2002.

Em 2012, pela ausência do Palmeiras, o Peixe ainda conseguiu ter mais jogos na TV no início dos contratos individuais dos clubes com a TV. Desde 2013, portanto, a escolhas da Globo passaram a influenciar o ranking da TV aberta como se o campeonato fosse exclusivo da emissora, como é, de fato, desde 2016. Confira:

Gráfico mostra que os piores índices do Santos foram em anos exclusivos da Globo no Brasileirão (2001, 2016, 2017)

Desde 2005, quando teve 12 jogos transmitidos pela Globo em SP, o Santos nunca mais passou dos dois dígitos em quantidade de partidas do Brasileirão na emissora. Caiu pela metade em 2006, quando teve seis partidas. Porém, graças à Record, que exibiu outros cinco jogos de maneira exclusiva, segurou bem a disponibilidade de jogos gratuitos ao seu torcedor na capital. Foram 11, contra 16 no ano anterior, somando com partidas da emissora paulista.

Em 2008, por exemplo, a Globo mostrou apenas três jogos do Santos para São Paulo no Brasileirão. Mas a Band teve seis duelos exclusivos, colocando a exposição santista na competição em nove partidas. De 2013 a 2015, a emissora do Morumbi mostrou sempre os mesmos jogos da parceira carioca.

Provando que nem sempre o desempenho em campo foi o responsável pela quantidade de jogos transmitidos, o fundo do poço santista em termos de exibições na TV aberta no Brasileirão em SP veio em 2016, com apenas duas partidas, em pleno ano que terminou com vice-campeonato do Santos. Esse dado foi repetido em 2017, quando o time da Vila Belmiro foi o terceiro colocado. Em ambos os casos, a Globo era a única emissora transmitindo o campeonato nesta mídia.

Para se ter uma ideia, o recorde negativo era justamente duas partidas em todo a competição na TV aberta de São Paulo, registrado em 2001, outro ano de exclusividade da Globo, mas que tinha como atenuantes o menor número de jogos disputados (27) e a má campanha do Peixe naquela edição (15ª posição).

Em 2019, cujos dados serão incluídos neste levantamento após o fim da competição, o Santos já teve quatro partidas exibidas pela Globo em São Paulo. Um crescimento que vem na hora certa, já que agora a quantidade de jogos transmitidos influencia a distribuição de parte do dinheiro da televisão.

Sobre a pesquisa

Este levantamento foi realizado com base nas informações contidas em tabelas da CBF, consultas aos arquivos dos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, da revista Placar e do site Papo de Bola, às tabelas do UOL Esporte no final da década de 1990, tudo isso com confirmação de dúvidas que surgiram durante a apuração também por meio de vídeos das transmissões e chamadas disponíveis no YouTube, além de um reforço de checagem nos acervos dos jornais O Globo (RJ) e Correio do Povo (RS) para que não houvesse nenhuma data pendente de exibições em todo o país nas emissoras que tiveram os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro entre 1987 e 2018. Fazemos também um agradecimento ao jornalista Rafael Alaby, do Torcedores.com, que contribuiu com a pesquisa em algumas edições da era dos pontos corridos.

Não estão consideradas as exibições de jogos diferentes nas mesmas datas nas emissoras afiliadas da Globo no estado de São Paulo, pois são transmissões muito regionalizadas que recortam demais o público consumidor. Foram catalogadas 1354 exibições de partidas do Brasileirão nesse período nos canais Globo, Manchete, Record, Bandeirantes e SBT (em duas partidas no Brasileiro de 1987, num acordo com a CBF).

Só não foi possível determinar as transmissões de três jogos na Copa União de 1987, quando a Rede Globo fazia sorteios com 15 minutos de antecedência para definir quais partidas seriam exibidas aos domingos, e se uma partida foi ou não transmitida no dia 28 de março de 1992, quando o jogo previsto para exibição, Sport x São Paulo, foi adiado por causa de chuvas. Ou seja, foram para as contas finais os dados de 1350 partidas que tiveram sua transmissão confirmada pela pesquisa. Se, nos próximos tempos, forem confirmados os dados das quatro datas-exibições que ficaram faltando, faremos as atualizações dos rankings.

Podem haver eventuais e raras discrepâncias com a realidade em casos nos quais as emissoras anunciaram fechamento de sinal para São Paulo em jogos realizados na Capital, mas acabaram liberando a exibição em cima da hora em comum acordo com os clubes, prática vista algumas poucas vezes nos anos 1980 e 1990. No entanto, isso representa parcela mínima no total de datas e jogos apurados neste levantamento.

Este estudo não tem a intenção de comparar as audiências dos jogos do Brasileirão, pois lidamos com um período muito amplo, entre 1987 e 2018, com profundas mudanças no consumo e nos hábitos do povo brasileiro, como a entrada da TV por assinatura, pay-per-view, e a própria dificuldade de coleta de dados confiáveis de cada jogo individualmente nos últimos 32 anos.

É importante esclarecer que não foram considerados os jogos do Módulo Amarelo da Copa União de 1987 transmitidos pelo SBT, apenas os dois duelos finais entre Guarani e Sport que valeram o título de campeão brasileiro daquela temporada, de acordo com decisão da CBF e da Justiça brasileira. Da mesma maneira, foram excluídos do levantamento eventuais transmissões em TV aberta do Módulo Amarelo da Copa João Havelange de 2000, bem como dos jogos da Seletiva para a Libertadores, disputada em 1999 com os times eliminados do Brasileirão, mas não sendo parte oficial da competição.

Também vale lembrar que a conta considera número de jogos que tenham sido exibidos em TV aberta. Partidas que foram transmitidas por mais de um canal não contaram mais de uma vez no levantamento.

Os dados são de uma primeira fase das pesquisas, que poderão no futuro incluir jogos transmitidos pela TV aberta no Rio de Janeiro e também os que foram exibidos de forma regionalizada em algumas partes do Brasil.

LEIA MAIS
– Quanto custava o Guia da Copa do Mundo de 1994 da Placar?
– Quanto valia a renda da final da Copa Rio 1951 com Palmeiras campeão? 
– Quanto ganhava em média um jogador em cada time da Copa União 1987? 
– A tabela perdida da Série B 2003 em pontos corridos com Palmeiras e Botafogo