Muita gente estranhou o fato de que Palmeiras x Atlético-MG e Sport x Botafogo, jogos da TV Globo neste domingo (20/07) de Brasileirão, tenham seus inícios programados para as 17h30 (horário de Brasília), em vez da habitual faixa das 16h. O Canal Allan Simon explica o motivo.
O Atlético-MG jogou pela Copa Sul-Americana contra o Atlético Bucaramanga na última quinta-feira na faixa das 21h30. Na vitória por 1 a 0, a partida se encerrou por volta de 23h30. O regulamento de competições da CBF exige um intervalo mínimo de 66 horas entre o fim de uma partida e o início da outra de um mesmo time profissional.
Aproveite 30 dias grátis no Amazon Prime Video para ver o Brasileirão: https://amzn.to/3b5mRbB
Assim, o Atlético-MG só estaria liberado para entrar em campo novamente 66 horas depois das 23h30 de quinta-feira passada (17/07), o que dá exatamente 17h30 deste domingo. Como a TV Globo precisa mostrar jogos simultâneos para dividir praças no Brasil, Sport x Botafogo acabou mudando de horário também para seguir a partida entre Palmeiras e Galo.
Não é a primeira vez que isso acontece no Brasileirão 2025. A TV Globo já exibiu partidas às 17h30 de domingos na 3ª (São Paulo 1 x 1 Cruzeiro e Grêmio 0 x 2 Flamengo) e na 8ª rodada (Palmeira 1 x 0 São Paulo e Atlético-MG 3 x 2 Fluminense), sempre por causa de partidas realizadas pelos eventos da Conmebol na quinta anterior na faixa das 21h30.
Isso está acontecendo com frequência este ano porque a Globo não tem mais o mesmo poder total sobre as escolhas dos jogos do Brasileirão. Como as partidas da LFU (Liga Forte União) são também exibidas pela Record/CazéTV e Amazon Prime Video, a TV Globo muitas vezes acaba tendo que ficar com jogos afetados pelo calendário da Conmebol.
A Record também acaba prejudicada nessas ocasiões, pois nas duas outras vezes sofreu com jogos no domingo às 20h para fugir da concorrência com a transmissão da TV Globo em sua faixa teoricamente fixa do domingo às 18h30. Nesta rodada, porém, a Record decidiu mudar o dia para não repetir a experiência das 20h no domingo e exibiu Mirassol 3 x 0 Santos no sábado (19/07) às 18h30.