Como funciona o rebaixamento no Campeonato Paulista 2020?

Como funciona o rebaixamento no Campeonato Paulista 2020?

30 de janeiro de 2020 2 Por Allan Simon

O rebaixamento no Campeonato Paulista 2020 segue uma lógica simples. Os 16 clubes participantes da Série A-1 estão divididos em quatro grupos com quatro times em cada. As equipes enfrentam apenas os concorrentes de outras chaves na primeira fase.

Após a realização de 12 rodadas, serão rebaixadas para a Série A-2 do Paulistão 2021 as duas equipes com menor pontuação na classificação geral da competição. Ou seja, independentemente da chave em que estiverem. Se os dois piores clubes forem do mesmo grupo, eles vão cair juntos.

– Quais são os critérios de desempate para o rebaixamento no Campeonato Paulista?

São os mesmos critérios usados para definir classificados ou líderes de chaves. Caso haja empate entre clubes na zona do rebaixamento, vai se livrar da queda para a Série A-2 quem tiver:

a) Maior número de vitórias;
b) Maior saldo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Menor número de cartões vermelhos recebidos;
e) Menor número de cartões amarelos recebidos;
f) Sorteio público na sede da Federação Paulista de Futebol.

– O que acontece se algum clube desistir de disputar o Paulistão no ano que vem?

Essa dúvida prevaleceu até a edição deste ano, quando a FPF decidiu abrir uma vaga ao terceiro colocado da Série A-2 caso um time que não tenha sido rebaixado na Série A-1 desista da disputa no ano seguinte.

Aconteceu com o Red Bull Brasil, que foi impossibilitado de permanecer na elite e teve aplicado um rebaixamento no Campeonato Paulista após a empresa austríaca que é sua dona adquirir também o controle do Bragantino, convertendo a equipe de Bragança Paulista em um “Red Bull Bragantino”.

Assim sendo, o RB Brasil caiu para a Série A-2 mesmo tendo sido o quinto colocado na edição de 2019. O Água Santa, que foi o melhor colocado na divisão inferior entre os que não conseguiram o acesso no campo, foi premiado com a vaga.

– O que acontece se o Red Bull Brasil for finalista da Série A-2 e conquistar o acesso no campo?

O Regulamento Geral das Competições da FPF em 2020 prevê em seu artigo 7º que “um mesmo grupo econômico poderá deter mais de uma entidade de prática desportiva, desde que ambas não participem da mesma competição, na mesma série ou divisão, em respeito ao princípio desportivo da integridade das competições”.

Nesse caso, diz o parágrafo 2º que “representantes legais de ambas as equipes pertencentes ao mesmo grupo econômico deverão encaminhar à FPF ofício conjuntamente assinado, indicando qual das equipes é a principal e qual é a secundária, estritamente para efeitos de regulamento de acesso e descenso”. A Red Bull já indicou que o Bragantino é seu time principal, e o RB Brasil o secundário.

O parágrafo 6º responde à nossa pergunta sobre um possível acesso do Red Bull Brasil na Série A-2 dentro do campo: “Caso uma equipe secundária tenha conquistado acesso para a série ou divisão em que
permaneça a equipe principal, tal equipe secundária não ascenderá e o próximo melhor colocado da
série ou divisão que não obteve o acesso será promovido à divisão superior”.

Assim, mesmo que de outra forma, o terceiro colocado da Série A-2 subiria novamente na vaga do RB Brasil sem ter sido finalista da competição.

Da mesma forma, o parágrafo 7º afirma que “em nenhum caso será permitida a permanência na série ou divisão superior de clube que tenha sido rebaixado. O descenso para a série ou divisão inferior sempre deverá ser cumprido pela equipe rebaixada”. Isso significa que o Red Bull Brasil não poderia funcionar como um substituto do Red Bull Bragantino em caso de rebaixamento da equipe principal na Série A-1 e acesso simultâneo da secundária na Série A-2.

Ou seja, o rebaixamento no Campeonato Paulista sempre deverá ser cumprido pelo grupo e seus controladores. Caso um dia o Red Bull Bragantino caia para a Série A-2, o Red Bull Brasil será automaticamente rebaixado para a Série A-3, não importando a campanha feita na segunda divisão naquela temporada.

Sobre a série

Este é o post de estreia da série “Porquês Esporte Clube”, que pretende resolver as dúvidas dos fãs de futebol e de outras modalidades sobre os mais diversos assuntos que estiverem sendo discutidos no noticiário, ou eternas questões que despertam a curiosidade do torcedor.

CONFIRA A EVOLUÇÃO DO RANKING DE CAMPEÕES DO PAULISTÃO

LEIA MAIS
– Paulistão 2020: Ituano cobra alto e lucra mais que São Paulo com bilheteria
– Paulistão: vídeo mostra evolução do ranking de campeões desde 1902
– Brasileirão Feminino 2020: veja os jogos com transmissão nas primeiras 5 rodadas

– Paulistão 2020: veja os jogos que serão transmitidos ao vivo pela Globo
Globo chegou a anunciar criação de canal chamado “ESPN Fox Sports” há 20 anos
– Brasileirão: Como o dinheiro da TV foi distribuído entre os fundadores do C13 desde 2001

CONHEÇA NOSSO NOVO CANAL NO YOUTUBE

SIGA AS NOSSAS REDES SOCIAIS:

Twitter:

https://twitter.com/allansimon91

Facebook:

https://www.facebook.com/jornalista.allansimon/